Convidades

Filtros

Presencial

ALBERTO ALVARES

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cinema de Audiovisual na Universidade  Federal Fluminense – PPGCINE. (Niterói – RJ – 2019). Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, e também é professor e tradutor de Guarani. Mora no  Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e  formador.

Presencial

ARIEL ORTEGA

Ariel Ortega é um cineasta indígena pioneiro e líder Mbyá-Guarani por trás de filmes aclamados como “Duas Aldeias, Uma Caminhada” (2008) e “Bicicletas de Nhanderú” (2010), juntamente com outros cineastas indígenas Guarani, por meio dos workshops do projeto Vídeo nas Aldeias. Ariel também dirigiu “Desterro Guarani” (2011) e “Tava, A Casa de Pedra” (2012) em colaboração com Ernesto de Carvalho, Patrícia Yxapy Ferreira e Vincent Carelli. Ele é membro do Coletivo de Cinema Mbyá-Guarani (Brasil) e do Coletivo de Cinema Ara Pyau (Argentina). Além disso, dirigiu o curta-metragem “Nossos Espíritos Seguem Chegando” (2021), com Bruno Huyer e Patrícia Yxapy Ferreira.

Online

BERNARDO OLIVEIRA

Diretor 'Caixa Preta'

Professor de Filosofia na Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, crítico e produtor cultural. Produtor no QTV Selo. Publicou “Tom Zé – Estudando o Samba” (2014, Cobogó) e “Deixa queimar” (2021, Numa). Codirigiu com Saskia o filme “Caixa Preta” (2022).

Presencial

BRUNI BURRES

Consultora Sênior/Sundance Institute

Há mais de 25 anos, Bruni Burres tem sido uma líder apaixonada com um histórico comprovado de desenvolvimento e execução de projetos inovadores na interseção das artes, cultura, direitos humanos e justiça social. Considerada visionária em captação de recursos estratégicos, gestão de equipes, educação em mídia, produção e assessoria em redes sociais, desde 2006 é Consultora Sênior para o Programa de Documentários do Sundance Institute, onde atua na estratégia e aprofundamento do trabalho internacional com artistas individuais e organizações.

Presencial

CHICA ANDRADE

Palestrante

Chica Andrade atuou na fundação da Associação do Profissionais Trans do Audiovisual e possui uma vasta experiência em direção e roteiro, com créditos como codiretora do docureality ‘Segura Essa Pose’, da Globo Play, e diretora de episódios do programa de entrevistas ‘Retrato Íntimo’.  Assina o roteiro e direção do longa-metragem documental em desenvolvimento ‘House Of Hilton’, apoiado pelo fundo norte americano Firelight Media. Chica representou o Brasil no American Film Showcase, programa da School Of Cinematic Arts, em Los Angeles. 

Online

CLEBER EDUARDO

Curador do DOCSP

É curador do DOCSP desde 2015. Tem formação em Cinema, Comunicação e Ciências Sociais. Atua na curadoria do Cineop (Cine Ouro Preto) e coordena a equipe de curadoria do Cine BH – International Film Festival. Esteve curador entre 2007 e 2019 da Mostra de Tiradentes. Foi professor e pesquisador do Centro Universitário Senac entre 2008 e 2020. Como crítico de cinema, escreveu nos jornais Diário Popular e Folha da Tarde, assim como nas revistas Época, Sinopse e Contracampo. Foi um dos criadores da revista Cinética e é autor de artigos publicados em livros. Foi coordenador editorial da publicação Cinema Brasileiro como Resposta ao País (2016-2021).

Online/Presencial

CORACI RUIZ

Palestrante

É documentarista desde 2003. Seu primeiro longa, Cartas para Angola, participou de diversos festivais e recebeu 4 prêmios; o segundo, Limiar, participou de mais de 80 festivais e recebeu 22 premiações em diversos países; o terceiro, Germino Pétalas no Asfalto, foi exibido em mais de 50 festivais e recebeu 15 premiações. Dirigiu ainda diversos curtas, séries e outros conteúdos. É graduada em Dança, mestre em Cultura Audiovisual e Mídia e doutora em Multimeios, todos na Unicamp.

Presencial

EDUARDO VALENTE

Delegado / Berlinale - Festival de Berlim

Cineasta, crítico e programador de cinema. Realizou três curtas e um longa metragem, todos exibidos no Festival de Cannes. Trabalha como delegado para o Brasil do Festival de Berlim desde 2016, sendo ainda membro da equipe de programação do Olhar de Cinema desde o mesmo ano.

Presencial

ERNESTO DE CARVALHO

Ernesto de Carvalho é um cineasta, fotógrafo e montador brasileiro, com doutorado em Antropologia pela Universidade de Nova York. Colaborou com comunidades Mbyá-Guarani em filmes por mais de 15 anos por meio do projeto Vídeo nas Aldeias. Codiretor e diretor de fotografia do aclamado documentário “Martírio” (2016), vencedor de diversos prêmios internacionais. Dirigiu, ao lado de Ariel Ortega, Patrícia Yxapy Ferreira e Vincent Carelli, os filmes “Desterro Guarani” (2011) e “Tava, A Casa de Pedra” (2012). Também dirigiu o elogiado curta-metragem “Nunca é Noite no Mapa” (2016).

Presencial

ERYK ROCHA

Eryk Rocha, nascido no Brasil em 1978, formou-se em Los Baños, Cuba. Seu primeiro filme ROCHA QUE VOA foi selecionado em Veneza, Roterdã, Locarno. Em sua extensa filmografia, destacam-se CAMPO DE JOGO, BREVE MIRAGEM DE SOL e EDNA que receberam diversos prêmios e presença em festivais de renome no mundo. CINEMA NOVO (2016) recebeu L’Oeil d’Or Melhor Documentário em Cannes em 2016. A QUEDA DO CÉU (2024) co-dirigido com Gabriela Carneiro da Cunha, é seu décimo longa-metragem que teve sua estreia mundial em Cannes na Quinzaine des Cineastes.

Presencial

HEATHER HAYANES

Diretora de programação/Hot Docs

Heather Hayanes foi Programadora Internacional Senior no Hot Docs; escreveu e produziu três premiados documentários longa-metragem, dos quais dois são coproduções com o México, além de ter atuado como Programadora Internacional para o imagineNATIVE, Alucine e Chicken & Egg.

Online

ISONA ADMETTLA

Coordenadora / Berlinale World Cinema Fund

Nascida em Barcelona, reside em Berlim desde 2001 e é a coordenadora do Berlinale-World Cinema Fund. Trabalhando para festivais, fundos, universidades e iniciativas de formação internacionalmente, suas áreas de especialização incluem estratégias de design de público, avaliação de projetos de longas-metragens e documentários, além de treinamento de pitching e desenvolvimento de projetos.

Presencial

IVA DIMITROVA

Financiadora de filmes/Chicken & Egg

Iva é o primeiro ponto de contato para candidatos que buscam apoio da Chicken & Egg Pictures. Ela facilita os processos de seleção para os programas e bolsas da organização. Também se enfoca em avaliar e melhorar processos para garantir que cineastas tenham experiências transparentes, equitativas e afirmativas com a organização.

Presencial

JANAÍNA WAGNER

Palestrante

Janaina Wagner (1989) desenvolve suas pesquisas em filmes, desenhos e instalações. Seu trabalho apresenta uma compreensão crítica das maneiras pelas quais os seres humanos impõem sistemas de ordem e controle em seu entorno. Atualmente doutoranda no Le Fresnoy-Studio National des Arts Contemporains (FR).  Seu trabalho faz parte de importantes coleções, como KADIST (FR), Instituto Inhotim (BR), MAC-USP (BR), Galeria Municipal do Porto (PT) e CMN – Coleção Moraes Barbosa (BR). Atualmente, Janaina Wagner está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem, o documentário experimental A Mala da Noite.

Presencial

JEAN-JACQUES PERETTI

Programador / Sunny Side of the Doc

Peretti estudou cinema e literatura na França e nos Estados Unidos. Ele trabalhou por muitos anos na produção de documentários antes de se juntar ao Sunny Side of the Doc em 2002. No Sunny Side, Peretti é responsável pela linha editorial. Peretti também atua como especialista em vários festivais e mercados internacionais.

Presencial

JULIA ALVES

Palestrante

Produtora e produtora executiva. Entre suas produções estão FILME PARTICULAR (IDFA 2022 – Prêmio The Beeld & Geluid Reframe), OS DELINQUENTES (Festival de Cannes 2023), A FLOR DO BURITI (Prémio Ensemble – Festival de Cannes 2023) e NEIRUD (Olhar de Cinema 2023 – Melhor Filme). Após nove anos como produtora na Sancho&Punta, cria a QUARTA-FEIRA FILMES, com foco em produções autorais e parcerias internacionais. É alumni do Berlinale Talents 2019 e do EAVE Producers Workshop 2023.

Online

KARINY MARTINS

Mediadora

Curadora, pesquisadora e roteirista. É sócia na Cartografia Filmes e roteirista na TV Globo. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná e Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Integra a comissão de curadoria nos festivais Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, Griot – Festival Contemporâneo de Cinema Negro e faz parte da Direção artística do FIANB – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. É autora do livro “Ficção especulativa no Cinema Negro Brasileiro – a estética Afrofuturista em curtas-metragens” (A Quadro Edições, 2023).

Presencial

LOIRA LIMBAL

Consultora / Firelight Media

Limbal é cineasta e DJ, interessada na criação de arte que seja sutil e reveladora para comunidades de cor. O filme mais recente de Limbal, ‘Through the Night’, é um documentário de longa-metragem sobre um centro de cuidados infantis 24 horas. Bolsista Guggenheim de 2024, foi indicada ao NAACP Image Award, com bacharelado em História pela Universidade Brown e é graduada pelo Programa de Treinamento em Produção de Cinema e Vídeo da Third World Newsreel.

Presencial

LUIZ BOLOGNESI

Tutor Doc Lab

Seu último filme, “A Última Floresta” venceu a sessão Panorama no Festival de Berlim (2021). O anterior, “Ex-Pajé”, ganhou menção honrosa de documentário no Festival de Berlim (2018). Seu filme de animação, “Uma história de amor e fúria” venceu o Festival de Annecy (2013). Escreveu e dirigiu as séries “Guerras do Brasil.Doc” (Netflix, 2019) e “Funk.Doc” (HBO Max, 2022). Como roteirista, escreveu os roteiros de filmes premiados como “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “Terra Vermelha” (2009) e “Bingo” (2017).

Presencial

MANDISA ZITHA

Diretora do festival Encounters SA

Mandisa Zitha, que atualmente é a Diretora do Festival Encounters South African International Documentary Festival, concluiu seu Bacharelado em Estudos de Cinema e Mídia na Universidade da Cidade do Cabo (UCT) em 2005. Zitha é uma embaixadora da indústria cinematográfica sul-africana, representando o Encounters em festivais, mercados e comitês de seleção de financiamento, tanto local quanto internacionalmente, e estabeleceu parcerias globais essenciais em benefício da indústria de documentários da África do Sul.

Presencial

MARÍLIA ROCHA

Tutora Doc Lab

Marilia Rocha é residente em Belo Horizonte, Brasil. É sócia da produtora Anavilhana desde 2005, e foi integrante da Teia. Os quatro longas que dirigiu circularam em algumas das principais janelas do mercado de cinema autoral brasileiro e internacional. O conjunto dos seus trabalhos teve mostra especial no Festival Visions du Réel na Suíça, na Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro, Festival Dockanema em Moçambique e Festival de Cine Internacional de Ourense, Espanha. Além de diretora, Marilia é professora, curadora e tutora em oficinas e laboratórios de projetos em desenvolvimento.

Presencial

PAULA OSSANDÓN

Diretora do Chiledoc/Conecta

Jornalista e Especialista Profissional em Cinema Documental. Diretora do Chiledoc, agência que promove documentários chilenos no mundo. Especialista em filmagem documental, pesquisa, ensino, desenvolvimento de estratégias de divulgação e marketing de documentários e campanhas de impacto. Na Corporação Documentária do Chile CCDoc, foi por nove anos responsável pela comunicação da organização, como Miradoc e o Encontro Internacional da Indústria CONECTA; além da organização e representação de missões documentais no exterior.

Online/Presencial

PETRA COSTA

Palestrante

Por mais de uma década, Petra Costa tem contado histórias na encruzilhada entre o pessoal e o político e tentado entender a sociedade desigual em que vivemos, muito focada em seu país natal, o Brasil. Seu último documentário, The Edge of Democracy, foi indicado ao Oscar e foi listado pelo New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano de 2019. Foi indicado a vários prêmios e ganhou o Peabody Award, o Spirit Awards e o prêmio de melhor diretor no DOC NYC.

Online

RAFAEL CORRÊA

Diretor 'Memórias de um Esclerosado'

Cartunista autor do personagem de tirinhas Artur, o Arteiro com o qual têm dois livros publicados: Direto pro SOE! (2006) e Piolhos Invaders (2007) ambos pela Razão Bureau Editorial. Em 2014 escreveu, desenhou e editou Criatura, em 2015 o livro Sapatiras e em 2018 publicou uma coletânea de cartuns e quadrinhos, o livro Até Aqui Tudo Bem. Em 2010 foi diagnosticado com esclerose múltipla e desde julho de 2015 mantém um site com quadrinhos autobiográficos, sua experiência com a doença. Rafael também participa de diversos concursos de cartuns pelo mundo, tendo sido premiado em 50 deles.

Presencial

ROSSANA GIESTEIRA

Facilitadora Doc Impacto

Tem mais de 25 anos de experiência em comunicação e planejamento de projetos. Atuou como produtora de impacto e de lançamento em mais de 15 filmes brasileiros. Fundadora da Vidasoma, produtora voltada para coordenação de campanhas de impacto e lançamentos de filmes. Rossana também é Diretora de Outreach e Coordenadora de Treinamento no GoodPitch Brasil. Tem muita fé na vida e acredita na força da colaboração entre as pessoas.

Presencial

SAFIRA MOREIRA

Palestrante

Dirigiu os curta-metragens documentários “Travessia” (2017), “Nascente” (2020) e “Alágbedé” (2021).  Em 2021 desenvolveu o roteiro da série “Olhares Negros”, premiado através da Lei Aldir Blanc. Dirigiu a série “Música Conecta” para a Devassa documentando a última gravação da cantora Gal Costa em estúdio. É roteirista das séries, Sobrepostas e Resíduos, ambas exibidas no Canal Brasil, e do documentário “Mães do Brasil”, exibido na Rede Globo em 2023, alcançando 15 milhões de espectadores. Trabalha em Cais, seu primeiro longa premiado pelo Rumos Itaú,  Fundo Avon Mulheres e Sundance Documentary Fund.

Online

SASKIA

Diretora 'Caixa Preta'

SASKIA é artista, cantora, compositora, instrumentista e cineasta. Estreia na música com o álbum ‘Pq’, de 2019, que saiu pelo QTV Selo, com apoio da Natura Musical. No cinema, realizou os curtas-metragens “Outra Coisa.print” e “Agora Já”, este último para o Instituto Moreira Salles. Em 2022 realizou com Bernado Oliveira o média-metragem “Caixa Preta”, assinando direção, montagem e trilha. O filme foi contemplado com o prêmio Abraccine 2023 como melhor curta/média-metragem brasileiro do ano.

Presencial

SUDEEP SHARMA

Programador/Sundance Film Festival

Sudeep é Programador do Sundance Film Festival, com foco em longas-metragens documentais. Ele foi Diretor de Programação do Palm Springs International ShortFest de 2020 a 2023 e atuou como Diretor Artístico Interino na edição de 2022. Sudeep trabalhou ainda na programação de festivais como o Indian Film Festival of Los Angeles, Aspen ShortsFest, LA Film Festival e AFI Fest, e foi Diretor de Programação Pública da Academy of Motion Picture Arts and Sciences. Ele também fez parte de diversos júris, incluindo no Toronto International Film Festival, Dokufest, Hot Docs, e Thessaloniki International Documentary Festival.

Online

THAIS FERNANDES

Diretora 'Memórias de um Esclerosado'

Diretora e montadora com foco em narrativas documentais. Dirigiu os curtas  “Contrato de Amor” (Festival de Gramado 2013), “Navegantes” (Curta Cinema 2015) e “Um Corpo Feminino” (BFI 2018). Seu primeiro longa-metragem – PORTUÑOL – ganhou o prêmio de melhor longa-metragem gaúcho no 48º Festival de Cinema de Gramado. Desde 2022 faz parte da 11ª turma do DOCNOMADS – mestrado Erasmus Mundus focado em direção de documentários. Para 2024 prepara o lançamento de “Memórias de um Esclerosado”, documentário de longa-metragem sobre a vida do cartunista brasileiro Rafael Corrêa.

Presencial

VINICIUS GIRNYS

Palestrante

Vinícius Girnys é realizador. ‘Samuel e a Luz’ é seu primeiro longa-metragem, concluído em 2023. O filme esteve em mais de trinta festivais pelo mundo, recebeu dez prêmios e menções honrosas e foi qualificado para a primeira etapa do Oscar 2024 na categoria Melhor Documentário. ‘Samuel e a Luz’ fez parte do DocLAB-DocSP 2018.

Presencial

WILLEM DIAS

Tutor Rough Cut Lab

No cinema há mais de 40 anos. Em 1996, Willem Dias montou seu primeiro longa, “Os Matadores” de Beto Brant. E, já de cara, ganhou o Kikito de melhor montagem em Gramado. Não parou mais. Seu nome consta nos créditos de montagem de mais de 50 filmes brasileiros, entre eles: “Eu receberia…” de Beto Brant, “À Margem do Lixo” (doc.) de Evaldo Mocarzel, “Meu nome é Bagdá” de Caru Alves de Souza, “Glauber Claro”(doc.) de Cesar Meneghetti, “Othelo, o Grande” (doc.) de Lucas H. Rossi, entre outros.

Presencial

XIMENA AMESCUA

Gerente Sênior de Subsídios/Firelight Media

Ximena Amescua Cuenca atualmente trabalha como Gerente Sênior de Concessão de Subsídios na Firelight Media, uma organização sem fins lucrativos que apoia cineastas não-brancos, dos EUA e América Latina, em seus projetos documentais. Desde 2012, trabalha na indústria de filmes documentários, principalmente em organizações sem fins lucrativos que operam na interseção dos direitos humanos, justiça social e arte. Sua experiência inclui produção e curadoria de filmes documentários, curadoria de museus, programação cultural e produção de eventos, gestão de subsídios e projetos, e estratégia de impacto social.